Em 22 de Maio de 1945, a Casa do Povo de Serzedelo obtém os seus primeiros estatutos, aprovados pelo Sub-Secretariado de Estado das Corporações e Previdência Social.
Fundada em 1945 para auxílio de Agricultores, Domésticos e Jornaleiros, construiu a sua sede social com o esforço e os donativos do povo da região.
A Casa do Povo de Serzedelo é uma instituição de carácter social e cultural, com grande impacto na vila de Serzedelo e nas freguesias circunvizinhas.
Na vertente cultural, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo, fundado em 1980, iniciou a sua actividade em 1981. Representam os usos e costumes dos povos antepassados da vila de Serzedelo, bem como o concelho de Guimarães, nas digressões que realiza anualmente por todo país e pelo estrangeiro.
Na vertente social, no ano de 1988, a instituição torna-se uma IPSS e no dia 6 de Junho a valência creche abre as portas á comunidade, com acordo de cooperação da Segurança social para 50 crianças, atualmente com capacidade para 75 crianças, com o objetivo principal de educar, cuidar e mimar crianças.
Em Dezembro de 1997 nasce mais uma valência o Jardim de Infância da Casa do Povo de Serzedelo, com acordo da DREN para 45 crianças.
No ano de 2013, nasce a valência de ATL, Atividades de Tempos Livres com Apoio ao Estudo .